terça-feira, 20 de outubro de 2009

Comissão Organizadora se reúne com ministros

Está agendada para essa terça-feira, 20, reunião da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) com a cúpula ministerial responsável pelo evento.

A reunião da comissão deveria ter ocorrido na última quinta, 15, mas foi adiada para esta semana para que houvesse a possibilidade de os ministros Hélio Costa (Comunicações), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência) e Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) estarem presentes.

A participação dos ministros no encontro faz parte de uma estratégia para convencer a Telebrasil a manter-se na comissão organizadora.

Há três semanas, a Telebrasil comunicou ao Ministério das Comunicações sua intenção de sair do grupo por conta de dificuldades para preencher as mais de 400 vagas de delegados nas etapas estaduais da Confecom. O próprio ministro Hélio Costa admitiu que o governo está trabalhando para reverter a possibilidade de saída da associação que congrega as empresas de telefonia fixa e móvel do país em entrevista há duas semanas.

A preocupação é que a comissão acabe quase totalmente esvaziada pelas empresas, já que uma eventual saída da Telebrasil deixaria apenas a Abra (Radiodifusão) como associação empresarial participante da construção da conferência. A expectativa é que, juntos, os ministros Dulci, Martins e Costa consigam convencer as teles a continuar.

Etapas estaduais

Além de resolver mais um imbróglio sobre a participação das empresas - cabe lembrar que a maior parte das associações, sob o comando da Abert, abandonou a comissão organizadora no início dos trabalhos - a reunião de amanhã também tem questões práticas a deliberar. Uma delas é a possibilidade de extensão das etapas estaduais, já que a plenária nacional foi adiada em suas semanas, estando agora agendada para ocorrer de 14 a 17 de dezembro. Com isso, seria razoável ampliar em aproximadamente uma semana o período de debates nos estados.

A primeira pré-conferência terá início nessa sexta-feira, 23, no Paraná. Todos os estados já têm previsão de realização do debate local, mesmo aqueles que não fizeram sua própria convocação. Nesses casos, a comissão organizadora tratou de realizar um chamamento da sociedade e empresas para a etapa estadual. A maioria dos estados já, inclusive, marcou o início de seus eventos. Por enquanto, todas as pré-conferências devem ser realizadas até 8 de novembro. Veja abaixo a agenda das etapas estaduais fechada até o momento:

Acre - 30 a 31 de outubro

Alagoas - 5 a 7 de novembro

Amapá - 3 a 5 de novembro

Amazonas - data a definir

Bahia - 24 e 25 de outubro

Ceará - data a definir

Distrito Federal - 6 a 8 de novembro

Espírito Santo - 6 e 7 de novembro

Goiás - 1º a 3 de novembro

Maranhão - 4 a 6 de novembro

Mato Grosso - 29 a 31 de outubro

Mato Grosso do Sul - 8 de novembro

Minas Gerais - 29 a 31 de outubro

Pará - 39 a 31 de outubro

Paraíba - 5 e 6 de novembro

Paraná - 23 a 25 de outubro

Pernambuco - 6 a 8 de novembro

Piauí - 29 a 31 de outubro

Rio de Janeiro - 30 de outubro a 1º de novembro

Rio Grande do Norte - 5 a 7 de novembro

Rio Grande do Sul - data a definir

Rondônia - data a definir

Roraima - 5 e 6 de novembro

Santa Catarina - data a definir

São Paulo - 30 de outubro a 1º de novembro

Sergipe - 5 e 6 de novembro

Tocantins - data a definir

Fonte: site da Comissão Nacional Pró Conferência De Comunicação

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial